5 Razões para sermos grato pela Criptografia

A criptografia pode ser entendida como a arte de escrever em códigos.

Conhecida à vários séculos muitas vezes associada a praticas militares. As primeiras mensagens criptografadas consistiam na substituição de simples caracteres de uma mensagem ou de um determinado modo de adulterar as posições do caracteres.

Desde então a arte da criptografia e criptoanálise tem estado sempre a par das mais variadas tecnologias

Falando especificamente em web, a criptografia é o mecanismo responsável pela proteção dos riscos encontrados na internet.

Para quem não é da área , seu funcionamento e entendimento podem parecer bastante complicados. Vamos aos benefícios dos dias atuais.

1 – Proteção de dados

A criptografia possibilita proteger dados confidenciais em computadores, como senhas e declarações. Para isso, é possível, por exemplo, criar uma partição em que todas as informações lá armazenadas serão criptografadas automaticamente.Atualmente, é muito comum que aconteçam ataques e acessos indevidos a backups e, por isso, criptografá-los é uma maneira de aumentar sua segurança. Para evitar o uso de métodos criptográficos inseguros, existem órgãos como o NIST (National Institute of Standards and Technology, dos EUA) que mantêm listas atualizadas de modelos considerados seguros.

2- Novo mercado

O cenário de startups de criptografia, empresas, produtos e ferramentas aos quais temos acesso hoje em dia teria sido irreconhecível, se não inimaginável, dois ou três anos atrás. Obviamente, tem havido muitas idéias ruins, execuções falhadas e golpes diretos. Mas também existem produtos reais com usuários reais, receitas reais e não especulativas.

3- Bitcoin

Talvez esta seria a maior razão por você esta lendo este artigo. O Bitcoin dispensa comentários no que diz respeito a revolução no mundo da internet , trata-se de uma nova economia global onde você faz parte de forma unica e tem a posse de algo imutável e divisível .

4- Blockchain

Quando você pesquisa no Google sobre definição de Blockchain , encontramos basicamente isso : ” um tipo de Base de Dados Distribuída que guarda um registro de transações permanente e à prova de violação “Ao destrinchar essa definição enxergamos um universo de possibilidades e aplicações com essa tecnologia. Já estamos vivendo isso em diversos países, abrindo portas e ingressando pessoas ao novo mundo.

5- Criptomoedas

Elas surgiram após o Bitcoin , engana-se quem acha que foi Satoshi Nakamoto o primeiro a tentar criar uma criptomoeda , contaremos essa historia em outros artigo , o principal fato do surgimento das criptomoedas esta atrelado ao que o Bitcoin não executa . Exemplos básicos são os Smarts Contracts que a plataforma do Ethereum trouxe . Outras moedas trabalham em sistema com MasterNodes ( nós que auxiliam a rede a garantir segurança e fornecer serviços extras) Hoje temos o que chamam de 3° geração do Blockchain , o Delegate Proof Of Stake (DPOS) que consiste em delegar suas moedas para o processo de geração de blocos .

Conclusão

Estamos vivendo uma nova era que foi plantada a séculos atrás, com o auxilio de tais tecnologias seremos os beneficiados de todo esse mercado que esta se criando de forma libertaria e disruptiva .

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s